EP#3
Pele negra, máquinas brancas
A inteligência artificial e todas as suas aplicações aparentam ser neutras – ora, uma máquina não pode ser preconceituosa. Acontece que, por trás dessa suposta imparcialidade, há diversos vieses discriminatórios, que ganharam o nome de racismo algorítmico.
Neste episódio, o Ciência Suja revela como sistemas de computação podem ser sabotados pela discriminação, e o que pesquisadores do Brasil e do mundo estão tentando fazer para contornar esse cenário problemático.
O relatório escrito por Pablo Nunes, e mencionado no episódio, pode ser acessado aqui: https://www.intercept.com.br/2019/11/21/presos-monitoramento-facial-brasil-negros/
A gente tentou contato com a Clearview Brasil para entender melhor o negócio da empresa e suas operações no Brasil, mas não obteve retorno.
Essa temporada terá mais dois episódios sobre o tema do colonialismo científico. Ainda vamos abordar o roubo de fósseis e a integração entre ciência e outros tipos de conhecimento.
Quer apoiar o Ciência Suja? Acesse a Orelo e escolha o plano de sua preferência. Há bônus exclusivos para os nossos apoiadores: https://orelo.cc/cienciasuja
Confira o site do Ciência Suja para ter acesso ao conteúdo extra do episódio: www.cienciasuja.com.br
Toda a quarta temporada do podcast Ciência Suja tem o apoio do Instituto Serrapilheira, que promove a pesquisa e a divulgação científica nacional. Saiba mais em: https://serrapilheira.org/
ENTREVISTADOS
Nina da Hora
cientista da computação e ativista antirracista
Tarcízio Silva
pesquisador na área de regulação de inteligência artificial e autor do livro Racismo Algorítmico, inteligência artificial e discriminação nas redes digitais
Sandra Ávila
cientista da computação e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Pablo Nunes
doutor em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e um dos coordenadores do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESEC)
Silvana Bahia
jornalista e diretora executiva do Olabi, uma organização que trabalha para promover a diversidade e a inclusão na área de tecnologia.